20 anos de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban ⚡

Recentemente acabei de ler a coleção Harry Potter e comecei também há pouco tempo a ver os filmes. Como devem calcular eu adorei! Tornei-me uma grande fã e hoje é motivo de celebração para nós, potterheads. Hoje celebram-se os 20 anos do lançamento do 3º livro da coleção, o Prisioneiro de Azkaban. Vou vos contar um pouco e tentar não dar spoilers.
Então é assim: durante o verão antes do 3º ano do Harry em Hogwarts, um grande criminoso e assassino foge de Azkaban (a prisão dos feiticeiros). Isto mais tarde revela-se uma coisa que prejudica muito o Harry, pois supostamente o fugitivo, Sirius Black, foi quem "vendeu" os pais do Harry ao Voldmort. Para tentar apanhar este criminoso, o Ministro da Magia manda Dementors para Hogwarts. Os Dementors são criaturas que guardam Azkaban e que sugam a felicidade de quem está perto. Ao longo do ano, com o constante perigo de que Sirius Black está perto, Harry vai descobrindo mais sobre o seu passado com a ajuda de Ron, Hermione e o novo professor de Defesa Contra A Magia Negra: Remus Lupin. No fim, Harry descobre que afinal aquilo que pensava ter sucedido não era bem assim, mas felizmente, com a ajuda de um virador de tempo, ele e Hermione conseguem salvar 2 inocentes, falsamente condenados.

Fotografia da minha edição do livro

Pessoalmente, este é o meu 2º livro favorito do Harry Potter por várias razões:
- somos introduzidos ao famoso encantamento Patronus, também conhecido pela forma como é dito ao lançar Expecto Patronum, que ajuda a combater Dementors e que é lançado pensando na nossa memória mais feliz;
- a história ao todo ensina-nos que nem tudo aquilo que dizem é verdade, como o Harry acaba por descobrir. Acho que isto é uma lição muito importante pois às vezes, especialmente nos dias de hoje com as redes sociais, somos levados a acreditar em coisas que não são bem verdade, mas sim rumores espalhados por outras pessoas que não sabem exatamente o que aconteceu.
- por último, este livro inclui uma das minhas frases favoritas da saga, se não mesmo a favorita, que é dita pelo sábio Albus Dumbledore, diretor de Hogwarts, ao anunciar a presença dos Dementors em Hogwarts que é: "A felicidade pode ser encontrada até nos lugares mais escuros, se apenas um se lembrar de acender a luz." Gosto muito desta frase pois mostra-nos que até quando nos sentimos mais em baixo, podemos arranjar maneira de alegrar um pouco o dia.

Quanto ao filme baseado neste livro, lançado em 2004, só posso dizer que acho muito bom e é (pelo menos até agora que só vi até ao 5º) um dos meus favoritos. Por coincidência apercebi-me ao escrever isto, que este ano faz 15 anos do lançamento do filme.

Bem, espero que tenham gostado deste post, depois de uma longa ausência, em que falei um pouco sobre uma coisa de que gosto bastante. Podem esperar encontrar mais posts assim porque como devem compreender, é mais fácil arranjar inspiração para escrever sobre algo de que gosto do que qualquer outra coisa.

Com amor,
AS

Comentários

Mensagens populares